Soja

Soja

A soja é a oleaginosa mais produzida e comercializada no mundo. Seus derivados principais, o farelo e o óleo, são usados tanto para a alimentação humana e animal quanto para a produção de biocombustível e outros produtos químicos.

A extração do óleo é obtida por meio de prensagem mecânica e/ou pela utilização de um solvente químico orgânico (em geral, hexano). O material resultante, a mistura do solvente com o óleo bruto, é conhecida como micela e segue para um procedimento de evaporação que possibilita a retirada do solvente e a obtenção do óleo bruto de soja.

O óleo bruto e o farelo de soja podem ser exportados ou vendidos internamente para serem utilizados como matéria-prima na elaboração de outros derivados. Note-se que o farelo de soja pode ser utilizado em conjunto com outros materiais para a elaboração de ração, mas pode também ser usado diretamente como ração por causa de seu alto valor proteico e do baixo custo relativo.

Há diversos outros usos da soja, que pode ser bebida na forma de leite ou adicionada a sucos de frutas, por exemplo. Contudo, os derivados mais comuns são obtidos de seu óleo, como o óleo de cozinha, os temperos de salada, gorduras vegetais, maionese e margarinas. Outros setores industriais, como as indústrias de cosméticos, farmacêutica, de adubos, veterinária, tintas e vernizes, também utilizam a soja em seus processos produtivos.

SNT Industrial